Programa Mais Educação e Informática Para Todos

-->
O Mais Educação, instituído em abril de 2007, tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.
O programa coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). É composto por sete macrocampos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.
Pré-requisitos
Seguindo as orientações do Programa o MEC a Secad seleciona as escolas e as secretarias confirmam a escolha, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Elas devem estar localizadas em capitais ou cidades de regiões metropolitanas com mais de 200 mil habitantes, além de terem aderido ao Compromisso Todos pela Educação e de possuírem mais de 100 alunos matriculados, conforme o Educacenso. Também devem ter obtido índice inferior a 2,9 no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
O Programa Mais Educação amplia o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública. As atividades têm como foco a melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar e são realizadas no contraturno. Com a idéia, pretende-se reduzir evasão, reprovação e distorções de idade-série. São ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer. Na nossa escola, contará com atividades esportivas, recreativas, oficinas de criação e artes em pintura e reforço escolar com as Oficinas do Letramento.

O Laboratório de Informática entrou em funcionamento em 2009, com o Projeto Escolar “Informática para Todos”, consolidou-se dinâmica de formação de alunos, pais e comunidade e certificando os concluintes com freqüência e aproveitamento superior a 75% das aulas e atividades realizadas diretamente nos Terminais de Computadores.
O curso de Informática para Todos tem sido muito proveitoso, levando-se a criar um Curso Rápido neste período de férias o Curso Básica de Informática, disponibilizado exclusivamente aos Pais e membros da Comunidade, tendo o seu inicio nesta segunda feira dia 11 de Janeiro, e se estendendo até 06 de fevereiro.
Em 2009 fechamos o período letivo, com atendimento disponibilizado a 144 discentes, no Laboratório de Informática - PROINFO – através do Projeto Informática para todos com cursos Básica com duração de 100 horas, e no segundo semestre avançamos com 36 alunos concluinte do Curso Básico com ótimo Aproveitamento dando continuidade no Sistema Avançado.
O projeto está solidificado em duas fase, disponibilizando formação e conhecimentos tecnológicos nos seguinte campos:
A nossa Plataforma de Atendimento, possibilitou aos alunos e funcionários da EMEB Maria Barbosa Martins, bem como estendeu aos Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Profº. Fernando Leite de Campos, que utilizam o nosso prédio no período noturno como Salas Anexas, formação e conhecimentos com acesso às novas tecnologias de informações em tempo real, homologando ao final de cada Semestre a Certificação necessária de Formação Básica e Avançada no Sistema de Informação - LINUX Educacional.
Dentro desta visão, fazer chegar aos segmentos escolar o domínio básico das tecnologias de informação, fora nossos objetivos perseguido e em parte alcançados oferecendo também ao Corpo Docente da Unidade Escolar o Curso Básica de Informática e a operacionalização dos equipamentos disponíveis e acesso a Rede Mundial de Computadores no Sistema Avançado. Na oportunidade os professores que julgaram ser possível inscreveram nos cursos para aprimorar sua formação no campo tecnológico e operacional, tendo em vista que a Escola neste corrente Ano letivo de 2010, irá colocar em prática o Sistema de Acesso nas Salas de Aulas, através do Data Show em Conexão - Notebook Escolar, através da Rede de Sistema que esta sendo instalada em nossas Salas, que possibilitara acessar a Internet e bem como os Vídeo Oferecidos pelo Pacote Linux Educacional / MEC, armazenado em nosso Servidor a disposição de toda a Comunidade Escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"