Projeto Hispano Hablante

Nossa Unidade Escolar, com sede no Distrito Histórico de  Bonsucesso, às margem direita  do  Rio Cuiabá, viveu uma noite  de cultura  popular e estilos com muitos  ritmos, na  realização  do  Projeto de Cultura  Latino americana de  Língua Espanhola no último  dia 12 de  Dezembro de 2011, marcando o encerramento dos  estudos  de língua  Espanhola  neste corrente  ano  Letivo  Escolar com os  Alunos do Ensino Fundamental. Realizado na última segunda-feira dia (12) apresentação do projeto de cultura espanhola - “Una noche del sueños latinos”. O evento aconteceu a partir das 19h30min, e contou com músicas, danças e comidas típicas da cultura latina, apresentando neste Ano, as cultura Mexicana, boliviana, Espanhola, Chilena, Paraguaia, Uruguaia etc, com muita riqueza de detalhe.  A Proposta da Professora Ilvana Griggi, tem por objetivo, disseminar e expor ao publico em geral o valor da cultura de nossos  visinhos  latinos americanos e bem como  incentivar e apoio o  aprendizado da  língua, até então pouco conhecida entre nossos  estudantes do  Ensino Fundamental, fazendo nós uma  afirmação de  sua  visão e  objetivo de seu estudos em sala de aulas: “Geralmente os alunos estão mais acostumados com o inglês, o projeto acaba por difundir o gosto pela cultura espanhola entre eles também”, afirma.
O projeto visa despertar a língua espanhola, que é uma possibilidade de aumentar a sua percepção como ser humano e como cidadão. A língua espanhola é um idioma de fundamental importância no mundo globalizado de hoje. Está presente em nossas vidas diária, na TV, no cinema, na internet, nas músicas, nos livros, nas revistas etc. Tornou-se um dos principais meios de comunicações no turismo, no comércio mundial, nas competições esportivas, no congresso. Por isso que a Escola Municipal Professora ‘’Maria Barbosa Martins’’, proporcionou uma Noite Cultural para sua comunidade Escolar Interna e Externa, onde os discentes  do Ensino Fundamental do 6° ao 9° Ano, os quais se  envolveram com os ritmos musicais, dança e o sabor da gastronomia Hispânica. Marcou ainda nos trabalhos a religiosidade, as praticas desportivas e a dos países hispano-americanos e promovendo um intercambio de culturas pela pesquisa internet que desenvolveu a compreensão das diferenças individuais e coletivas, e estabelece a possibilidade de trocar experiência um com outro e vão centrar-se em sua capacidade de engajar outros no discurso, de modo a poder agir do mundo social.
Aprender a língua estrangeira hoje e, mas que uma exigência em nosso tempo. Mas os alunos têm que ter uma motivação e outro aspecto que deve ser abordado é o psicossocial. A aprendizagem de uma língua estrangeira proporciona ao indivíduo a oportunidade de vivenciar novas situações e novos papéis (dramatizações, por exemplo) favorecendo um aprofundamento das relações em situação de comunicação, importantes não somente na esfera escolar, como também nos outra instância do cotidiano.
Portanto esse projeto proporcionou a possibilidade aos alunos de aliar o ensino da língua espanhola ao prazer, a arte, ao lúdico que provêm da música e de sua expressividade. Ao aprender esse idioma é mais fácil do que pensamos, basta ter atenção e dedicação, Acreditamos que  o que precisamos  é tomar  gosto, pelo jeito de  ser Latino americanos e o que os diferenciam da  cultura  brasileira, não podem nos colocar  acima ou abaixo de nenhum  outro povo da América Latina, e sim um outro jeito de  ser  e viver, que pode  se  somar ao nosso  e  contribuir com nossa  riqueza cultural. 



 














 



















Olha ai esta dupla, Prof. Sandro e Marcelo - Degustando um  delicioso Paeja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"