Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2011

Dia dos Pais

Imagem
No dia 13 de Agosto de 2011, tivemos um dia letivo diferente, onde pais e alunos estiveram na escola para um Café da Manhã, inclusive com momentos de formação e informação, em que a direção juntamente com a equipe gestoras docentes e não docentes, convidou a todos para uma reflexão quanto ao valor de serm pais e serm filhos que honra pai e mães, que como promessa de Deus, nossos dias serão prolongados. O Diretor ressaltou que é um mandamento de Deus com uma grande excepcionalidade, pois vem como dever, porém nos garante uma longa caminhada em vida, pois promete que nossos dias serão prolongados se assim cumprimos tal mandamento. Na reflexão convidou os pais que escutem vossos filhos, dando-lhe um tempo, sabendo ouvir sem repreender, sendo amigos e assim ter a liberdade de também saber dizer não nas horas necessárias como correção. Assim sob as orientações das direção com a Oração do Pai Nosso, damos início ao evento que durou toda a manhã daquele ensolarado sábado. O café da manhã uma…

Folclore e as Práticas Sociais

Eliane Winck [1]
Nossa reflexão parte do principio de que folclore é o conjunto de manifestações artísticas e culturais de nossa sociedade. Essas manifestações se encontram inseridas na diversidade cultural e se perpetuam de geração em geração. Estão presentes nas brincadeiras, nas músicas, na literatura, nas artes, na alimentação, no vestuário na oralidade e religiosidade popular. Todo e qualquer ser humano tem cultura e partindo deste principio a afirmação parece obvia, não é em sua gênese, pois há muita gente ainda que pensa não ter cultura. Por isso é importante ressaltar esta obviedade. A cultura, atualmente, tem sido conceituada de maneira contraditória. Há quem diga que cultura é fruto, apenas, de conhecimento das pessoas altamente estudiosas, ou seja, pessoa que tem bagagem de estudos acadêmicos e ao longo de sua trajetória de formação apropriou-se desta gama de conhecimentos que se manifestam a cada época ou período numa rotina anual. Quando falamos em cultura, estamos faland…

Curriculo na Escola

Eliane Winck [1]


O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. A escola, não é apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas. O currículo é uma construção social, conhecimentos e prática exposta ás novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. O currículo é em outras palavras o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração. São a…