Moradores da comunidade ribeirinha de Bonsucesso recebem certificados do Programa SESI Cozinha Brasil

Donas de casa da comunidade ribeirinha de Bonsucesso em Várzea Grande receberam na manhã desta sexta-feira (10/02), o certificado de participação no curso de Educação Alimentar do Programa SESI Cozinha Brasil. As aulas foram elaboradas especialmente para a cultura do local, com receitas que utilizaram o peixe como elemento principal em cada prato. Em uma semana, foram ministradas também palestras sobre higienização, manipulação de alimentos e aproveitamento total de talos, folhas, ramas e sementes.
O curso gratuito, que contou com 44 participantes, foi realizado na Escola Municipal Maria Barbosa por meio da parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Sindicato das Indústrias Cerâmicas para Construção de Mato Grosso (Siccemt). Para a dona de casa Rita de Cássia, 35 anos, aprender com o Cozinha Brasil foi uma chance importante de cuidar da alimentação dos cinco filhos de maneira mais saudável. “Sempre usei muita gordura e sal na hora de cozinhar e não aproveitava totalmente os alimentos. Aprendi que posso usar frutas do quintal de casa para fazer pratos diferentes e nutritivos”, conta Rita, que é esposa de pescador e sempre viveu na comunidade.
O superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, participou da cerimônia de entrega dos certificados e explicou o alcance das ações da instituição que, com o apoio do setor industrial, possibilita que programas sociais cheguem a todo o Estado. “É de grande importância a iniciativa de empresários mato-grossenses que valorizam a comunidade onde atuam e promovem a realização de ações como o Cozinha Brasil”, frisou. “Parabenizo todas as donas de casa que participaram do curso, que agora são multiplicadoras de qualidade de vida,” reforçou Dorte.
Para o presidente do Siccemt, José Lavaqui, que é empresário na região, o curso de Educação Alimentar em Bonsucesso contribuiu principalmente para ensinar novas maneiras de preparar e aproveitar a principal fonte de renda do local, que é o peixe. “Agradeço esta parceria com o Sesi-MT, porque o Cozinha Brasil trouxe conhecimento e saúde até a comunidade. Informações importantes que vão contribuir para a economia doméstica e até mesmo para a geração de renda das famílias”, conta Lavaqui.

O Programa SESI Cozinha Brasil é gratuito e realiza parceria com indústrias e sindicatos para levar os cursos para todo o Estado. Até julho, o programa já tem presença confirmada nas cidades de Sinop, Feliz Natal, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Paranaíta e Chapada dos Guimarães. Mais informações pelo telefone: (65) 3648 7823 ou e-mail: cozinhabrasil@sesimt.com.br   - 
Fonte: http://www.sesimt.org.br/mostra.php?noticia=7716




























 Confira outras imagens em: http://migre.me/7Uncy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"