Pascoa
Pascoa um momento de muita fé e Oração dos Cristãos, e como estamos inseridos numa comunidade Ribeirinha que professam a Fé Cristã, inclusive de diferentes doutrinas, nossa Unidade de ensino tem cultuado e respeitado os principios éticos e religiosos em toda a Comunidade Escolar Interna e Externa> Esta pratica tem nos proporcionado viver e ser Unidos numa só fé que tem desenvolvido e proporcionado uma Educação de Qualidade, incluindo valorização dos momentos ricos das manifestação da Fé Cristã. Não há registro de discriminação religosa, etnica e sexo em nossa Unidade, a harmonia entre profissionais da educação de diferentes doutrinas religiosas é estendido aos alunos, numa convivencia cordial e de respeito. Assim neste dia 04 de Abril, promovendo momentos de reflexão e dos significados da Pascoa para nossos dias e na vida da Comunitária Escolar. Assim, apresentamos uma pouca da História do Termo Pascoa e seu significados em diferentes partes do mundo.
As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
A palavra Páscoa em várias línguas
1. Afrikaans - "Paasfees"
2. Alemão - Ostern
3. Árabe - عيد الفصح (ʿIdul-Fisḥ)
4. Basco - Bazko
5. Búlgaro Великден ('Velikden)
6. Catalão - Pasqua
7. Dinamarquês - Påske
8. Espanhol - Pascua
9. Esperanto - Pasko
10. Finlandês - Pääsiäinen
11. Francês - Pâques
12. Friulano - Pasche
13. Georgiaა- (Aghdgoma)
14. Grego - Πάσχα (Páscha)
15. Húngaro - Húsvét
16. Inglês - Easter
17. Irlandês - Cáisg
18. Islandês - Paska
19. Italiano - Pasqua
21. Latim - Pascha ou Festa Paschalia
22. Letão - Lieldienas
23. Neerlandês - Pasen
24. Norueguês - Påske
25. Polonês - Wielkanoc
26. Português - Páscoa
27. Romeno - Paşti
28. Russo - Пасха (Paskha)
29. Sueco - Påsk
30. Turco - Paskalya
31. Ucraniano - Великдень (Velykden')
Fontes:
Comentários