Pascoa

Pascoa  um momento de muita   fé  e  Oração dos  Cristãos, e  como   estamos inseridos numa  comunidade  Ribeirinha  que  professam  a Fé Cristã, inclusive  de  diferentes  doutrinas,  nossa   Unidade  de ensino tem  cultuado  e  respeitado os principios  éticos e religiosos  em toda  a Comunidade Escolar  Interna e Externa> Esta pratica tem nos proporcionado viver  e ser Unidos   numa  só fé que tem desenvolvido e  proporcionado   uma Educação  de  Qualidade, incluindo  valorização dos momentos  ricos  das  manifestação  da  Fé Cristã.  Não há registro  de  discriminação  religosa, etnica e  sexo  em nossa  Unidade,  a  harmonia  entre  profissionais da educação   de  diferentes  doutrinas  religiosas  é  estendido aos  alunos, numa  convivencia  cordial e de  respeito.  Assim neste dia  04 de  Abril,  promovendo momentos  de  reflexão  e dos  significados  da  Pascoa para  nossos  dias e na  vida  da  Comunitária  Escolar. Assim,  apresentamos   uma pouca da História  do Termo  Pascoa e seu significados  em diferentes partes do mundo.
As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

A palavra Páscoa em várias línguas

1.     Afrikaans - "Paasfees"
2.     Alemão - Ostern
3.     Árabe - عيد الفصح (ʿIdul-Fisḥ)
4.     Basco - Bazko
5.     Búlgaro Великден ('Velikden)
6.     Catalão - Pasqua
7.     Dinamarquês - Påske
8.     Espanhol - Pascua
9.     Esperanto - Pasko
10.  Finlandês - Pääsiäinen
11.  Francês - Pâques
12.  Friulano - Pasche
13.  Georgia- (Aghdgoma)
14.  Grego - Πάσχα (Páscha)
15.  Húngaro - Húsvét
16.  Inglês - Easter
17.  Irlandês - Cáisg
18.  Islandês - Paska
19.  Italiano - Pasqua
20.  Japonês - イースター (Īsutā)
21.  Latim - Pascha ou Festa Paschalia
22.  Letão - Lieldienas
23.  Neerlandês - Pasen
24.  Norueguês - Påske
25.  Polonês - Wielkanoc
26.  Português - Páscoa
27.  Romeno - Paşti
28.  Russo - Пасха (Paskha)
29.  Sueco - Påsk
30.  Turco - Paskalya
31.  Ucraniano - Великдень (Velykden')
Fontes:





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"