Bonsucesso Rumo a Copa sem dengue


A direção e corpo pedagógico e técnico realizou no  ultimo dia 03 de maio,  um evento em preparação ao projeto Pintando a Copa assumido  pela Secretaria Municipal de Educação junto ao governo de Mato Grosso.
Os alunos  e  comunidade  interna realizaram diversas atividades, dentre elas: Teatro sobre a dengue e coleta de lixo. A ações esta que iniciaram  as  07h00min e  se  estendendo  até  as  11h30min, em toda  Vila Sede  Distrital  de  Bonsucesso. O evento denominado “Bonsucesso rumo a copa sem dengue” é um ensaio de  preparação e organização  para o lançamento do Projeto Pintando a Copa, em que a escola estará  participando,  seguindo o modelo idealizado pelo Governo do Estado, assumido pela  Secretaria Municipal de Educação, conta com a participação de unidades de ensino das redes municipal e estadual de Mato Grosso.
Na programação constou a encenação de  peça  teatral,  em que  conscientiza  a  comunidade  escolar  dos  risco  da  Dengue,e  mostrando o habitat  ideal para   a proliferação do Aedes Aegypti - Mosquito da Dengue, mostrando detalhadamente  em que  situação o mesmo  prolifera e ataca  o cidadão que  pode  até  causar  a morte:
 O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite duas doenças perigosas: dengue e febre amarela urbana. Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas) Não conseguem viver em regiões frias. É de tamanho pequeno, possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento. Possui cor preta com manchas (riscos) branca no dorso, pernas e cabeça. O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir. O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados.
Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada. 
As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.
A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir.  As larvas são brancas quando nascem, mas tornam-se negras depois de algumas horas. Pode ser encontrado em várias regiões da África e América do Sul, inclusive no Brasil. Em nosso país, tem transmitido a dengue a uma grande quantidade de pessoas. A dengue, se não tratada corretamente, pode levar o indivíduo a morte. O corpo discentes   foram para   as  ruas da  vila na  coleta  da maior quantidade de lixo possível,  realizando uma coleta geral de todo tipo de lixo encontrado  jogado  sem  nenhum critério  no perímetro  urbano da  Vila Distrital, como forma de conscientização da  população  para que proceda  um coleta  correta  e o disponibiliza para  a coleta  publica  dos resíduos.































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"