DIA DAS MÃES COM APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGOGICOS
Realizamos
no dia 11 de maio de 2012 uma homenagem as mães e também apresentação dos
projetos que serão desenvolvidos durante o segundo bimestre na escola, também
fizemos o lançamento da primeira prova da XIII
- OLIMBM – 2012 como objetivo de
alcançar o maior número de membros das
famílias de nossos discentes
e em especial as mães por equipe. Na oportunidade, foi nós satisfatórios
contar com um grande números de
mães e membros da nossa
comunidade externa atingindo os objetivos
desejados com satisfação.
Durante
o evento em homenagem ao Dia das Mães, promovemos o lançamento do Prêmio Pintando a Copa contando a
história das copas do mundo desde o inicio e o futebol é uma das práticas
culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser
alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de
significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de
um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores perdedores. Quando inserido
no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeadas
por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O
futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do
mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido
às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os temas transversais:
Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.
Objetivo Geral
Este
projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes
temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências
curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as
várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação
baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e
sexo.
Objetivos Específicos
Conhecer,
valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar
as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. Conhecer
a história das copas. Identificar cada país e os dias que jogam.
Respeitar
e compreender o trabalho coletivo.
Sensibilização:
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Temas Transversais
Ética - Envolver
todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a
união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem
planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação
de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos
novas estratégias.
Organizar
um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de
roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e
Posição adequada para cantar o Hino
Meio
ambiente - Observar no meio ambiente as mudanças
ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos
positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Sugestões
de atividades:
a. Análise
dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para
representar o Brasil.
b. Estudo
dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e
formas utilizadas.
![]() |
Cultura Africana do Povo Ndebele |
d. Interpretação
de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
e. Observação
da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que em foram
construídos.
f. A
Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As
bandeiras dos demais países
g. Música
de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de
Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
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Povo Ndebele |
1. O estudo da história do continente africano possibilita a correção das referências equivocadas que carregamos sobre os africanos. Além, é claro, de tornar mais denso nossos conhecimentos sobre suas características e realidades.
2.
Devemos enfatizar e valorizar algo que está esquecido por muitos: nossa
ancestralidade africana. É necessário que articulemos dados sobre a intensa
participação africana na elaboração da sociedade brasileira com a ininterrupta
tarefa de combate ao racismo e às práticas discriminatórias a que estão
sujeitos diariamente milhares de africanos e afro-descendentes espalhados pelo
mundo. Se não trabalharmos corretamente com suas características históricas,
não será possível construir imagens positivas sobre as realidades e sociedades
africanas.
3. Em uma
perspectiva legal e jurídica da questão não se pode ignorar que, com a Lei nº.
10.639/03, o ensino da história da África nas escolas tornou-se obrigatório. E
mesmo antes disso, os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) já
estabeleciam diretrizes nesse sentido.
4. E, por
fim, existe o caráter formativo/ intelectual do assunto, o motivo de maior
importância entre os apresentados. A África possui tantas escolas de
pensadores, de artistas, de intelectuais, e contribuições para o entendimento e
construção do patrimônio histórico/ cultural da humanidade que é inadmissível
simplesmente não estudá-la.
OBJETIVO GERAL
Conhecer as nações africanas e suas respectivas bandeiras; percebendo as
diversidades existentes nos países, privilegiando os que mais nos influenciaram
no passado. No conjunto identificar alguns idiomas falados na África; conhecer as riquezas
das pinturas rupestres; elaborando conteúdos históricos, com objetivos
de confeccionar um livro de curiosidades; observando a estrutura da pirâmide social e bem como as pirâmides culturais da
região egípcia, para
facilitar a aquisição de novos conhecimento nas formas geométricas e construir uma Casa em estilo cultural do povo Ndebele. As tradições testando hipóteses, com respeito as
diferentes opiniões; que nos possibilitem construir a árvore genealógica,
buscando aplicar os conhecimentos
adquiridos, os relacionando com a Cultura Varzeagrandense e a Bonsucessiana,
em sua rotina e práticas sociais na
construção dos espaços sociais, com uma visão Regional e Local.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a. Construir um espaço na escola para o estudo da cultura afro-brasileira;
b. Respeitar, valorizar e interessar-se pela cultura africana;
c. Divulgar a contribuição da cultura africana na formação da
cultura brasileira;
d. Conhecer sua identidade racial.
ENCERRAMENTO
Após todas as
informações em Homenagens e apresentação das propostas
da Unidade Escolar neste
Segundo bimestre oferecemos
as mães e comunidade
presente um Cofre Break
completo em homenagem ao dia das
Mães!
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Equipe Pedagógica
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