Dia Mundial do Trabalho Infantil é marcado por passeata e apresentações culturais em Várzea Grande

Cristiane Sagioratto/VG Notícias


Alunos do PETI do Distrito de Bonscuesso
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil celebrado amanhã (12.06), a Secretaria de Promoção Social em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande realizaram nesta segunda-feira (11.06) uma passeata com mais de 1200 crianças e jovens assistidos pelos Programas sociais de Erradicação do Trabalho Infantil (Pet) e Pró Jovem Adolescente.
A concentração foi às 07h30 no Terminal de Integração André Maggi e as crianças e os adolescentes seguiram em rumo ao Várzea Grande Tênis Clube na Avenida Castelo Branco.
De acordo com a secretária interina da Assistência Social, Bernadete Miranda, o objetivo da manifestação foi chamar atenção da sociedade várzea-grandense para que o trabalho infantil seja erradicado no município. Ela informou que a Prefeitura de Várzea Grande conta com convênio com oito instituições em que são realizadas as ações do PETI (Progrmaa de Erradicação do Trabalho Infantil).
A Secretaria de Assistência Social atende mais de duas mil crianças inseridas nos programas “Pet” e “Pró-jovem Adolescente”, nas idades de sete e 16 anos. “As crianças que estão no Pet de alguma forma apresentaram seus direitos violados, principalmente na questão da vulnerabilidade social bem como no trabalho”, ressaltou a secretária.
O PETI conta com apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e também do programa Conhecer e Agir, que visa fortalecer os dois programas sociais, que são os segmentos que devem ser trabalhados para evitar qualquer tipo de violência contra a criança e ao adolescente.
A coordenadora do Peti no município, Cleonice Isabel Casemiro Jovino, informou que por meio do Programa Conhecer e Agir um estudo foi realizado nos 142 bairros do município em junho do ano passado e apontou que cerca de 400 crianças estão vulneráveis ao trabalho infantil em Várzea Grande.
Ela destacou que o prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PSD), tem amplo conhecimento da situação no município e junto com a primeira dama Miriam Hayama, dão total apoio ao trabalho desenvolvido na Secretaria de Assistência Social.
“O prefeito tem conhecimento da causa social e sua esposa Miriam que fortalece muitos nossos serviços e nos dá total apoio para que possamos cada vez mais trabalhar com esse segmento que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Bernadete.
Participaram do evento crianças dos bairros 13 de Setembro, Manga, Jardim das Oliveiras, Passagem da Conceição, Assentamento Sadia III, Jardim Imperial, Jardim dos Estados e Jardim Glória.
Entre as instituições presentes estavam crianças da Associação Caminhando para Mais um Sonho (Acamis), Cempre (Centro Especial de Atendimento à criança e ao Adolescente) e Associação de Promoção Social Atitude e Instituto Mato-grossense Adventista de Apoio a Criança (Imac).
A data foi marcada com apresentações artísticas e culturais apresentadas por crianças e adolescentes inseridas nos programas sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"