Festa de São Pedro 2012


Três Décadas,  Seculo Passado, nascia  a Tradicional Festa de  São Pedro a  margem direita do Lendário Rio Cuiabá, águas  que alimentou famílias por  gerações, e mesmo em seu atual estágio de  abandono, ainda  alimenta lembrança do Homem simples, pescador sua memoria, seu tempo  passado. Paisagem que sobreia  sua vida e de  seus  ancestrais, traz os velhos tempos de  glória: Grandes  Pacus, Grandes Pintados, Grandes Dourados etc, das  entranhas  das  águas  volumosas nascia  a garantia  de vida  e  vida  em abundancia. Assim, nestes 32 anos, neste  seio  há  a nossa Escola inclusa, formando e  cultuando  os homens que  a fez  firme  desde aqueles  tempos memoriais da Tradicional Comunidade Ribeirinha de  Bonsucesso, com objetivo de  valorizar  a cultural local e as tradições, esteve presente, com a  exibição de   sua Banda  de  Percussão que  começa  a dar os primeiros  resultados,  descobrindo  talentos que até  então não  era possível,  diante  da  ausência  de recursos para   execução de  projetos  nesta  área.  O Programa Mais Educação, tem feito esta diferença em nossa unidade de Ensino.  Diante destas iniciativas proposta pela Unidade de Ensino, tornou-se também possível a apresentação de Canto e Coral em público pela primeira vez por alunos  do   5º Ano, com a musicalidade  e  a voz   perfeita  de  nossa  Aluna  Natalia dos Santos Cavanha,  agradando  em muito o publico  presente, nos  festeja  em honra  a  São Pedro neste  ano de  2012.  O Resultado alcançado, tornou-se possível, graças ao empenho da Equipe Pedagógica e a dedicação dos  alunos aos  ensaios  que   tiveram inicio em maio, vindo   quais  solidificaram  a  participação  da  Escola na  vida  externa  da  Comunidade  de seu  entorno.
Festa de São Pedro reúne milhares em Bonsucesso[1].
Milhares de pessoas participaram, neste final de semana,de uma das mais tradicionais festas de Mato Grosso - a Festa do Peixe, na comunidade Bonsucesso, em Várzea Grande. Realizada há 32 anos, ela congrega ribeirinhos e visitantes numa homenagem a São Pedro (padroeiro dos pescadores) e ao rio Cuiabá, responsável pelo fornecimento de água e alimentos para os moradores da região.
Neste domingo, a festa começou com alvorada e queima de fotos, procissão, missa campal, corrida de canoa (categorias masculina e feminina), o almoço com o tradicional peixe frito, o concurso do maior comedor de ventrexa de pacu e o baile popular. Ao todo, os organizadores prepararam 10 toneladas de peixe e acreditam que, nos três dias de festa, pelo menos 40 mil pessoas tenham passado por Bonsucesso. P> "É uma festa que já entrou para o calendário de eventos do Estado e deve receber todo o apoio e reconhecimento", disse o deputado federal Wellington Fagundes, que visitou Bonsucesso neste domingo.
O presidente da Associação dos Pescadores de Bonsucesso, "Bola" comemorou os resultados do evento. Segundo ele, a festa vem sendo realizada de geração em geração e se transformou em uma grande atração turística para Várzea Grande e região.
Flor Morena foi eleita a madrinha da festa neste ano e, segundo ela, é uma honra poder prestar essa homenagem a São Pedro, o padroeiro dos pescadores.
Já o cantor Pescuma, que fez um show neste domingo ao lado de Henrique e Claudinho, definiu a festa como sendo "a cara de Mato Grosso, com boa comida e boa música". Segundo ele, nesses três dias, a comunidade abre as portas para receber visitantes de vários lugares.

Festas tradicionais marcam agenda cultural para o fim de semana[2].
Cuiabá e Várzea Grande sediam algumas das mais tradicionais festas do Estado de Mato Grosso e ganham um show de diversidade cultural. São as Festas de São Benedito, São Pedro e o Fifolk – Festival internacional de Folclore. 
 A tradicional Festa de São Benedito acontece na Igreja do Rosário e São Benedito, localizada no centro de Cuiabá, e já reuniu mais de cinco mil pessoas nestes primeiros dias de homenagem ao Santo Negro. A programação diária conta com Missa matutina e shows. O ponto alto da programação acontece no domingo, com a procissão que percorre as ruas da cidade. O valor arrecadado durante a festa será revertido para creches vinculadas à igreja, que atendem hoje cerca de 450 crianças diariamente. Um Centro de Ressocialização de dependentes Químicos, que atende hoje aproximadamente 100 pessoas, também receberá o benefício.
Para os que quiserem visitar uma das mais simpáticas comunidades de Várzea Grande, a oportunidade será a 32ª edição da Festa de São Pedro, na Comunidade de Bonsucesso.  A festa conta com partidas de futebol, comidas típicas, apresentações musicais e a culinária, que ganha destaque no evento. Haverá apresentações musicais da madrinha da festa Flor Morena, Pescuma Henrique e Claudinho, Grupo Kebraê, Israel Lucero, Banda Bad Boys, Mc Guinho, Banda Real Som, Caçula do Pandeiro, Dj Fernando, Jeroneto e Gabriel, Banda Scort Som e Grupo Kekebra, além de atrações de danças típicas. São esperadas cerca de 40 mil pessoas, até o dia 01 de julho, e estão sendo preparadas 10 toneladas de peixe.
 Por fim, a Praça Santos Dummond recebe o 5º Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso (Fifolk/MT) 2012. O evento é realizado pelo Grupo Chalana, e nos dias 30.06 e 01.07, a partir das 20h, leva apresentações de grupos folclóricos do Chile, Uruguai, Eslovênia, Rio Grande do Norte e Pará. O Festival deixou de ser realizado por alguns anos e retomou a atividade em 2010, completando neste ano sua terceira edição consecutiva. Os três eventos contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), através de Convênios e do Programa de Apoio a Cultura (PROAC).
A Impressa regional, tem feito o seu papel  em divulgar  toda  esta  riqueza  cultural  existente  aqui na  barranca do Rio Cuiabá.  Nossa  Unidade de Ensino  não  deixou d e  propor  em uma pequena  exposição de  fotos, lembrando os  tempos  memoriais  de  nossa  gente  da  margem do rio,  nossa  gente de onde  nasceu Várzea Grande e  as  heranças  que dos  primeiros  habitantes  herdamos!





































Fonte: http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=398173
Fonte: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=209931&codDep=3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"