Realizou-se neste sábado dia 15 de Junho a III Mostra Cultura de nossa Unidade escolar. O exemplo dos anos anterior foi um sucesso, somado ao empenho dos diversos segmentos da Comunidade Escolar. Os temas neste ano foram as tradições nortista do Brasil, em especial o Ritmo Paraense do Carimbó, oferecendo comidas típicas inclusive as tradicionais da Baixada Cuiabana com o Maria Izabel e os tradicionais doces desta época nas festas Junina de todo o Pais, como Pé de Moleque, Paçoca de Amendoim e Pipoca, só faltou o Tradicional quentão que por uma opção da Gestão Escolar não fora oferecido pelos diversos motivos legais que incluía a presença de crianças e adolescentes no evento. Não faltaram as tradicionais danças de quadrilha.  
Carimbó - A mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semideuses.
Inicialmente, segundo tudo indica, a "Dança do Carimbó" era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambás começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que, de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano. 
Por isso contagiava até mesmo os colonizadores portugueses que, pelo interesse de conseguir mão-de-obra para os mais diversos trabalhos, não somente estimulavam essas manifestações, como também, excepcionalmente, faziam questão de participar, acrescentando traços da expressão corporal característica das danças portuguesas. Não é à toa que a "Dança do Carimbó" apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas, como os dedos castanholando na marcação certa do ritmo agitado e absorvente. A denominação da "Dança do Carimbó" vem do titulo dado pelos indígenas aos dois tambores de dimensões diferentes que servem para o acompanhamento básico do ritmo.
Na língua indígena "Carimbó" - Curi (Pau) e Mbó ( Oco ou furado), significa pau que produz som. Em alguns lugares do interior do Pará continua o título original de "Dança do Curimbó". 
Mais recentemente, entretanto, a dança ficou nacionalmente conhecida como "Dança do Carimbó", sem qualquer possibilidade de transformação.[1]
Numa abordagem de resultado já conquistado, fora apresentado ao publico com escolha por jurados do melhor  trabalho com materiais reciclados, a culminância de um dos Projetos  Mais  Antigos da Escola o Cuidar é Preciso,  tratando da Questão  Ambiental, em que as Equipe já constituídas da XII OLIMBM – Olimpíada  da Escola Cidadã Maria  Barbosa Martins que  se realizará  em  Setembro,  os temas abordados pelos  alunos e seus orientares no aproveitamento de lixo  reciclado  sendo apresentado  ao publico como a criação de objetos de  decoração e  vestimentas com a utilização de materiais  reciclados, realizando o desfile de roupas femininas, como Vestido de Noiva, Saia e  Blusas, bem como uma coreografia de  danças  carnavalesca com a utilização de  caixinha de leite  e creme  dental, latinha de alumínio em sua fabricação.
A Realização da Mostra em seu terceiro ano, sempre teve culminância nos meses de Junho ou Julho, com objetivo de promover a arrecadação de fundos para a manutenção das atividades e investimentos na Unidade Escolar. E este ano com o empenho de toda a equipe gestora, Professores, colaboradores não docentes como merendeiras, pessoal de seguranças e limpeza  e manutenção, contando com  o total  esforço  de pais, alunos e Comunidade  local a escola alcançou o resultado de  financeiro  considerável na  Ordem de  R$3.083,00 (Três mil e oitenta e três  reais) que  foram depositado  em conta no Banco do Brasil, para  sua  devida  aplicação.
A Equipe Gestora quer neste espaço  agradecer  o esforço de toda  a Comunidade Interna e Externa  e alguns parceiros que  nos  apoiaram  com doações e a disponibilidade  de  equipamento para  a realização do evento. Papelaria Grafitte, Peixaria Beira Rio, Peixaria 4R, Mercado 2M do Senhor Mario, Mercado Bonsucesso, Viveiro Vida Verde, Senhor Painha e Família e Frigorifico  3A3R do Campo Grande.  Para a XII - OLIMBM, esperamos contar com o apoio significativo de nossos demais parceiros que sempre estiveram conosco na Proposta de promover uma Educação de Qualidade, em nosso histórico Distrito de Bonsucesso.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"