O Folclore Brasileiro

A EMEB Profª Maria Barbosa Martins realizou no dia 22 de Agosto, a culminância do Projeto Folclore. O tema FOLCLORE surgiu de seu alto valor cultural, com ênfase nas tradições implícitas da cultura brasileira, a partir dos hábitos cotidianos. Esse conjunto de valores transmitidos pelo grupo social é a identidade do país, no caso do Brasil que apresenta grande diversidade no campo cultural seu folclore é riquíssimo assim um dos principais fatores de identificação de seu povo, isso fica expresso no Decreto 56747 de 17 de Agosto de 1965, com a criação da data de 22 de agosto como sendo, Dia do Folclore. Segundo a carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir, e agir de um povo preservado pela tradição popular ou pela imitação”.  O Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo que vive. Conhecer o folclore de um país, é possibilidade de compreender seu povo e assim conhecer ao mesmo tempo, parte de sua história. O projeto ajuda a identificar e reconhecer essas tradições e suas manifestações, valorizando a maneira de agir, pensar, sentir O Folclore Brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos. Basicamente formado heranças culturais dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o País como escravos O termo folklore – folclore foi usado pela primeira vez por Ambrose Merton, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter um significado de saber tradicional de um povo. É fundamental a escola resgatar essa cultura expressa no folclore popular.
Diante do exposto, percebe-se que o folclore permeia a vivência cultural das crianças e cria uma abertura para a experiência de modo ativo e solidificado dentro dos eixos de aprendizagem, harmonizando atividades concretas e experimentais, a fim de sistematizar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, e estes foram utilizados como ponto de partida para a organização de atividades interdisciplinares para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural das crianças. O projeto FOLCLORE compreende o valor sócio- cultural nas diversas representações do real, objetivando liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos, oferecendo um ambiente que estimule à comunicação verbal que leva em consideração a singularidade das ações infantis e o direito a brincadeira. O respaldo teórico para a validação do trabalho desenvolvido justifica-se na necessidade do trabalho com projetos e de uma prática pedagógica baseada na vida cotidiana, enfatizando a maior integração e afetividade verificada entre os alunos, a curiosidade, a participação e a aprendizagem geradas ao longo dos estudos, bem como a colaboração da maioria dos pais, da equipe escolar.  Assim, foram realizadas várias apresentações culturais nas artes cênicas exposição de trabalhos realizados pelos alunos em sala de aulas.
OBJETIVO DO PROJETO
Compreender e valorizar a linguagem das Tradições e Contos Populares, através do  folclore no uso e costumes das regiões do Brasil, principalmente a do nordeste, tendo em vista ser esta cultura aos quais se encontram inserida




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"