PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2013-2014

FICAMOS  EM  PRIMEIRO LUGAR  NO  ENSINO FUNDAMENTAL


Prêmio Construindo a Nação

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.
Ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Indústria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 apoiado pela Sony Brasil cobrirá 20 estados brasileiros. A meta é ate 2010 todo o Brasil estar participando com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.
A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com CNI/SESI é apoiada nos Estados de São Paulo pela Fundação Volkwsvagen (também no Rio de Janeiro), Fundação Cásper Líbero e Secretarias de Estado da Educação e da Cultura.
O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.
O "Prêmio Construindo a Nação" tem como objetivo dar estimulo, reconhecimento e difusão , às ações realizadas por escolas e seus alunos, da iniciativa privada e da rede pública, em intervenções onde os alunos são os empreendedores , os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas , dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, abrangidos pelas oito metas do milênio da ONU e, indo além, alcançando toda sorte de dificuldades sejam sociais, educativas, culturais,  de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade entre outras que possam ser beneficiadas pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.
Criado em 2000 no Estado de São Paulo e ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Indústria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio alcançou 25 estados. Ate o ano de 2011, cinco mil cento e quarenta escolas  de todo o Brasil estão  participando , mobilizando e envolvendo mais de  seis milhões e meio de estudantes.
A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI é apoiada nos estados brasileiros pela Fundação Volkswagen e pelo CONSED - Conselho de Secretários de Educação.
O prêmio visa ,ainda, valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.
O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para a          cidadania é a sua legítima realização e a participação dos estudantes em todas as              suas etapas;         Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases - estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação – documentadas e registradas.
Deverá, ainda, apresentar vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração, oferecendo oportunidade de visualização da escola e/ou realização do projeto, depoimentos de alunos participantes do projeto e pessoas da comunidade beneficiada.
Os temas escolhidos deverão ser obrigatoriamente vinculados à cidadania, podendo abordar situações internas à escola ou externas à ela – comunidade local ou sociedade brasileira num sentido mais amplo.
As escolas participantes poderão inscrever mais de um projeto desde que sejam de natureza e modalidades de ensino diferentes (infantil, fundamental, médio, EJA, Técnico).
A equipe técnica do Instituto da Cidadania Brasil classificará no tema “Coração Brasileiro” os trabalhos que façam o resgate histórico e cultural da comunidade regional aonde a escola esta inserida e colaborem para o aumento da autoestima da população local.
OS PROJETOS, COM SEUS ANEXOS E VIDEO DEVERÃO SER GRAVADOS EM CD/DVD E ENVIADOS POR CORREIOS AO INSTITUTO DA CIDADANIA BRASIL NO ENDEREÇO ABAIXO:
RUA PRINCESA ISABEL, 94 CJS 64 E 65 – BROOKLIN - CEP 04601-000 SÃO PAULO – SP.
A data limite para o envio dos projetos é até 22 de outubro de 2013 Dúvidas OU Necessidades Especiais: (11) 5042 22 42 / (11) 5543 65 30. Os trabalhos premiados serão publicados e divulgados nacional e internacionalmente.

Da Categoria Projetos Especiais - Iniciativas Públicas e Privadas.

A participação de Organizações da iniciativa pública (âmbito, federal, estadual ou municipal) ou privada (entidades e empresas) serão aceitas desde que suas intervenções, através de políticas públicas ou ações de participação social ocorram em escolas.
Sua inscrição estará vinculada à apresentação do projeto e à indicação de no mínimo 01 e no máximo 05 escolas nas quais suas práticas são realizadas para
Verificação de aplicabilidade e resultados dentro dos objetivos propostos por elas.
Para sua avaliação, serão utilizados roteiro e indicadores de avaliação específicos ao seu contexto de atuação.
Esta categoria é exclusiva e, em nenhuma hipótese, competirá com as demais categorias do prêmio.
Todos os demais regramentos constantes nos itens inscrição, projetos de    cidadania, obrigatoriedade de apresentação em vídeo, cronograma de trabalho, júri, entrega de trabalhos e prêmios se aplicam também a ela.
Mais Informações,  veja nos Links  abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"