Apresentação do Projeto Sustentabilidade e a Cultura de Bonsucesso a comunidade escolar !
Neste sábado às 08h00min horas realizamos
nesta unidade de ensino uma reunião com toda a comunidade escolar com o
objetivo de informar aos pais sobre o que a escola vem fazendo para melhorar o
processo de ensino e aprendizagem. A direção da escola apresentou a comunidade
escolar o Projeto que norteara os trabalhos no decorrer do ano letivo.
Neste ano iremos trabalhar com um Projeto que
tratará da questão ambiental e da cultura de Bonsucesso. Nosso Projeto se
chamará:
PROJETO SUSTENTABILIDADE E A CULTURA DE BONSUCESSO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar o Conhecimento e a conscientização dos
alunos acerca dos temas que envolvam o Meio Ambiente e Cidadania, desenvolvendo
a construção de atitudes para sua preservação e desenvolvimento sustentável. Resgatar,
preservar e divulgar a valorização da cultura popular local à busca de
conhecimentos culturais acerca de nossas tradições.
Objetivos Específicos
Ø Incentivar o desenvolvimento de
manifestações socioeducativas e culturais no âmbito escolar;
Ø Integrar as diferentes disciplinas
e séries de nossa Escola, promovendo relações entre elas, no esforço de romper
as barreiras que fragmentam o conhecimento, os professores e os alunos;
Ø Mostrar à comunidade escolar o
quanto os alunos podem produzir coisas maravilhosas, interessantes e
inteligentes, aumentando a autoestima dos estudantes e também de seus pais,
mães, responsáveis;
Ø Através da mostra dos trabalhos,
trazer a comunidade escolar para dentro da Escola para admirar, conhecer e
interagir de forma positiva com a produção de saberes que se dá dentro da
Escola;
Ø Fazer com que os alunos e os
professores se apropriem e se aprofundem dos diversos conceitos, fatos,
notícias, tecnologias etc, relacionados ao Meio Ambiente, para poderem ser mais
eficazes em suas ações de transformação da realidade, afinando o senso crítico
e a capacidade de ação de todos os envolvidos;
Ø Promover a integração da comunidade escolar;
Ø Consolidar os conhecimentos escolares;
Ø
Estabelecer laços de
companheirismo, solidariedade e união em classe;
Ø
Fortalecer a
autoestima;
Ø
Oferecer momentos de
lazer a comunidade escolar;
Ø
Desenvolver o hábito
de ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
Ø
Demonstrar atitudes de
respeito às tradições cultural.
Histórico
do surgimento do projeto (quando surgiu, por quê? Justificativa da escolha).
Desde 2010 a escola vem
sentindo a necessidade de trabalhar com um projeto voltado para o meio
ambiente. O desafio de um ambiente sustentável motivou a criação e implantação
de um projeto para reciclar garrafa PET e outros materiais recicláveis.
Trata-se de uma iniciativa de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola
pública localizada no Distrito de Bonsucesso no município de Várzea Grande –
Mato Grosso. Constatou-se à necessidade de tais atividades em estudos teóricos
e trabalho de campo, onde ficou provado o grande volume de material descartável
produzido pela população local, visto que aqui é um ponto turístico e de termos
aqui inúmeras peixarias. Estabeleceu-se uma parceria com a Associação e o comércio
local para doação de material reciclável que foi utilizado para produção de
brinquedos, objetos de decoração, uso doméstico, a coleta do óleo para a
fabricação do sabão e a prática da compostagem. As atividades foram realizadas
até o momento obtiveram sucesso e produziram resultados positivos no
questionamento dos hábitos de consumo, redução da quantidade de material
descartado e aprendizagem sobre técnicas de reciclagem, na fabricação do sabão
caseiro utilizando o óleo das frituras das peixarias locais e também da técnica
da compostagem que é utilizada na própria horta escolar, que é mantida pelos
alunos e professores da escola.
INTRODUÇÃO
A
sustentabilidade é assunto relevante na sociedade atual, e, a escola é a
parceira essencial na difusão de conceito de preservação, haja vista que é o
veiculo que melhor engloba a comunidade a qual está inserida. Neste pensamento,
este assunto será tema norteador do presente trabalho. A sustentabilidade nos
anos iniciais no Ensino Fundamental na escola do município de Várzea Grande-MT
localizada no Distrito de Bonsucesso enfatiza a importância da parceria dos
estudantes/escola no desenvolvimento sustentável e nas ações que contribuem
para a formação de cidadãos conscientes, críticos, reflexíveis comprometidos
com a vida e o bem estar da sociedade. A educação ambiental deve ser
desenvolvida a fim de auxiliar os estudantes a construírem uma consciência
global das questões relativas ao meio ambiente para que possam assumir posições
coerentes com os valores referente a sua proteção e melhoria. (PCNs-MEIO
AMBIENTE, 2001). Para tanto, é importante que possam atribuir significado
aquilo que foi observado sobre a questão ambiental, fazendo uso das suas ações
no cotidiano. Diante desse assunto é importante compreender o processo pelo
qual está sendo trabalhada a sustentabilidade, como também relatar atitudes que
refletem cuidados com o meio ambiente, sua conservação e limpeza, destacando
ações que incentive mudanças de atitudes como: hábitos alimentares, coleta e
destino do lixo, reciclagem, preocupação com as pessoas e outras formas de
vida, agregando valores e competências que o conduziram a pensar suas atitudes
diárias e suas consequências ao meio ambiente. O crescimento sustentável foi
definido como o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem
comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias
necessidades”. (DIAS, 1992). Sendo assim, é necessário discutir a educação
sustentável, para que compreendam a importância que preservar o meio ambiente é
preservar a própria vida. A importância Cultural também e suma importância para
desenvolvermos este Projeto.
SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
Analisando toda a importância da temática sustentabilidade e
o aspecto integrado do mundo espaço e tempo, temos as escolas, como locais
excelentes na implantação de atividades que motivem essa reflexão, por isso
necessita de atividades em sala de aula e campo, com ações guiadas em projetos
e em processos de participação que conduza a autoconfiança e a atitudes
positivas e ao comprometimento com a proteção ambiental. “Para que a educação
ambiental aconteça de fato, cada medida adotada em relação ao espaço escolar,
ao currículo e a gestão da escola precisa considerar critérios de
sustentabilidade que devem funcionara como bastidores de todas as ações”.
(TRAJBER e MOREIRA, 2010, p.12). Neste sentido necessitamos modificar a escola
transformando-a em um lugar vivo, inteiramente ligado a natureza, estimulando
assim a aprendizagem. [...] a origem do conhecimento esta na pergunta, ou nas
perguntas, ou no ato mesmo de perguntar, eu me atreveria a dizer que a primeira
linguagem foi uma pergunta, a primeira palavra em um só tempo pergunta e
resposta, num ato simultâneo. (FREIRE, 1985 apud VIZENTIN, 2010, p.13). A
educação ambiental está embasada na produção de conhecimentos, onde a mudança
de valores e atitudes na construção de uma comunidade mais justa, não atinja
apenas uma ação individual, como também uma ação coletiva. Independente da
perspectiva adotada, informar, conhecer, mobilizar, organizar e agir no
cotidiano passa a se constituir como etapas do fazer educativo, e não a
educação em si isoladamente como afirma o senso comum. Logo a educação implica
e é implicada por processos teóricos e práticos, políticos, culturais e sociais
que redefinem os valores que são considerados a uma dada sociedade, adequada a
uma vida digna e sustentável. (LOUREIRO, 2004, apud ALMEIDA, 2010, p. 62 e 63).
A educação ambiental contribui para as práticas educativas a discutir questões
ambientais existentes. O PCN - Meio ambiente e Saúde, fala da educação
ambiental como meio indispensável para aplicar e criar formas cada vez mais
sustentável em relação a sociedade. Neste contexto é notório que a educação
ambiental é um processo educativo no qual tem o objetivo de desenvolver o senso
crítico, visando uma qualidade de vida sustentável. A escola tem o papel
“educar os futuros cidadãos brasileiros para que, com empreendedores, venham
agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável
no presente e para o futuro” (PCN, 2001. p 25). Elaborar o projeto
eco-político-pedagógico (PEPP) da escola é um processo pedagógico em si mesmo,
pois ampliamos nossa convivência humana e as nossas relações na escola. Dependendo
das nossas ações, ganhamos verdadeiramente o planeta, no sentido de ampliarmos
as nossas experiências, realizarmos intercâmbios de experiências, organizamos
saída a campo, festas e encontros educacionais, escolares, culturais
esportivos, comunitários. (ANTUNES, 2010, p.82). Sendo assim, a educação
ambiental é a mais apropriada para se ensinar as crianças quais as ações
educativas que devem ser adequadas as atividades de recuperação, melhoria e proteção
ambiental, estabelecendo mudanças culturais e sociais de comportamentos,
mostrando que a educação ambiental é de suma importância para o desenvolvimento
sustentável da sociedade. Todavia não raramente a escola ainda continua em um
velho sistema, com uma cultura estereotipada e predatória ao ambiente com uma
visão conteudista no que se limita apenas a passar informações. Nesse caso as
reflexões que dão início a implementação da educação ambiental deve contemplar
aspectos que não apenas possam gerar alternativas para a superação desse
quadro, mas que o invertam, de modo a produzir consequência benéfica. Assim,
desse modo implica uma modificação de atitudes, valores que por sua vez
pressupõe reflexão e conscientização.
A PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
A educação ambiental tem um papel na escola de
subsidiar os alunos para que eles entendam que o ser humano é parte necessária
de um processo muito maior que implica os fenômenos naturais, e entendam que,
em cada ação do homem contra a natureza tem uma consequência para si própria
como também para todos os seres vivos e o ambiente. É interessante que o
educando compreenda o meio ambiente em todas as suas dimensões, ou seja,
social, natural e cultural para que assim desenvolva habilidades, posturas
pessoais e uma sociedade justa e de comportamento ambiental sustentável.
Segundo Boff (2011), “Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo
acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de
pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do
planeta”. Dessa forma, o educador é imprescindível para lidar com as crianças
respeitando a individualidade de cada um, pois, fisicamente todas as crianças
são parecidas, mas cada uma traz consigo os conhecimentos adquiridos no âmbito
familiar, então sua função é mediar os conceitos sobre a sustentabilidade,
levando-as a pratica e motivando as ações em casa e na sociedade. “Ensina a
criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará
dele” (PRÓVERBIOS 22:6). A escola, como formação de cidadãos conscientes, deve,
através de exemplos vivenciados pelos alunos, aplicar os princípios da
sustentabilidade. As praticas no cotidiano induzirão os alunos a ter o hábito de
preservação do meio ambiente. O plantio de árvores no pátio das escolas, a
coleta seletiva do lixo, o reaproveitamento desde embalagem de refrigerante e
até a compostagem de cascas de frutas para adubo orgânico, trarão para a
formação do aluno já nas séries iniciais, a responsabilidade que cada cidadão
deve ter para uma convivência harmoniosa com a fauna e a flora, usufruindo da
natureza sem a necessidade da aniquilação dos ecossistemas e extinção das
espécies. A sustentabilidade na escola, estimula a sensibilização do educando,
implicando assim, a busca de valores que conduzam a uma convivência harmônica
no ambiente no qual está inserido. Nas escolas, a Educação Ambiental deve
oportunizar processos de educação que possibilitem a construção das estruturas
do pensamento. Mas para que isso aconteça, os educadores devem colocar os
educandos dentro de situações ambientais reais para despertar a consciência,
possibilitar o conhecimento, favorecer o comportamento adequado e incentivar
trabalhos para a verificação dos impactos causados por nós mesmos ao meio
ambiente. (Revista Coleção Educativa, 2007 p. 08). A integração do sistema
pedagógico, trazendo para dentro da sala de aula, como disciplina implantada, a
aplicação dos métodos práticos de apagar as luzes quando não houver necessidade
visando à economia de energia, a coleta seletiva do lixo, visando à reciclagem,
criarão nos alunos hábitos que serão disseminadas as famílias e a sociedade
como um todo. O uso de exemplos, amplamente divulgados pelos meios de
comunicação, de tragédias causadas pela exploração inconsequente do meio
ambiente trará aos alunos a visão das necessidades de preservação. A escola é o
lugar de educar as novas gerações para uma generosidade cidadã e ampliar a
noção de dever quanto ao futuro - próximo e remoto - do planeta. E o trabalho
pedagógico pode iniciar ao se instaurar, dentro das dependências escolares,
experiências sustentáveis, em que a economia de energia e o aproveitamento de
recursos naturais, por exemplo, sejam hábitos incorporados à rotina de todos. (ALMEIDA,
2012, p. 01). O bem mais precioso da humanidade nos dias atuais é com certeza a
água. É de suma importância que os professores abordem esse tema, que
cotidianamente é explorado de maneira irracional. Como práticas têm os exemplos
de comunidades no nordeste brasileiro que enfrentam as dificuldades
apresentadas pela sua escassez. Por seu uso cotidiano e fácil o uso desse meio
para promover o uso sustentável e o seu reaproveitamento. As Diretrizes
Curriculares Nacionais indicam alguns pontos principais para serem trabalhados
na escola para que seja criada a consciência ambiental e atitudes necessárias
para proteger e melhorar o espaço ambiental, tais como: água e seres vivos,
características da água, ciclo da água, distribuição no planeta, classificação
das águas, contaminação, saneamento básico. (VIZENTIN, 2010, p.16). Para Pádua
e Tabanez (1998, p. 08), “a educação ambiental propicia o aumento de
conhecimentos, mudanças de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições
básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio
ambiente”. Há exemplo disso, têm comunidades promovidas por ONGs que estimulam
a exploração dos recursos naturais sem agredir o meio ambiente, envolvendo
pequenas comunidades, trazendo para as salas de aulas todos da comunidade
formando moradores que contribuem com preservação. Segundo Gadotti (2003, p.
61). “A sustentabilidade não tem a ver apenas com a biologia, a economia e a
ecologia. Sustentabilidade tem a ver com a relação que mantemos conosco mesmo,
com os outros e com a natureza”. O envolvimento consciente com a sustentabilidade
formará uma geração que transmitiria às gerações futuras as necessidades de
preservação, o convívio em harmonia com o meio ambiente e a exploração
equilibrada dos meios naturais.
O RESGATE E CONHECIMENTO DA CULTURA LOCAL
O
Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração a geração,
constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente,
de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de
identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade
cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais
como importantes elementos de sua identidade.
A preocupação com a história local e com políticas de
incentivo à cultura popular e à preservação do patrimônio histórico e
artístico comunitário sempre esteve presente em nossa escola, de uma ou de
outra forma. No entanto, raras vezes se teve a oportunidade de
observar um engajamento efetivo da comunidade e mesmo dos governos
municipais neste processo. Comumente estes se fizeram
representar por alguns indivíduos que assumiram e passaram a
exercer a função de historiadores ou normalmente o
professor. Neste projeto queremos introduzir em nosso Currículo a História
de Bonsucesso seus pontos turísticos, a história das peixarias, das festas de
santos e da Tradicional festa do Pescador. Os engenhos que ainda funcionam aqui
na comunidade, o artesanato, o carnaval forte manifestação cultural do Distrito
e a História da escola EMEB Profª Maria Barbosa Martins.
A partir da
construção deste conhecimento espera-se que a população local reconheça que o
Distrito não é uma entidade abstrata que se coloca acima dos
indivíduos, mas uma construção histórico social, uma conquista de todos
aqueles que aqui vivem. Para a comunidade, tal compreensão é passo
fundamental para buscar a melhoria da sua qualidade de vida e para o entendimento e a preservação
daquilo que é a coisa pública, o que, em outras
palavras, significa exercer plenamente a cidadania. E isto só é possível a
partir da compreensão da realidade vivida, isto é, a partir da socialização do
conhecimento.
ATIVIDADES
ESPECÍFICAS
1). Educação Infantil
§ Deverá realizar uma pesquisa sobre
as frutas, plantas medicinais e comidas típicas daqui de Bonsucesso;
§ Realizar visita à comunidade e
seus pontos turísticos, registrando com fotos entrevistas e relatos, também
deverá montar painel expositivo para o seminário final e amostra dos pratos,
frutas e das plantas medicinais;
§ A influência da cultura de Bonsucesso
no meio ambiente.
2). Primeiro e Segundo ano CBAC
§ Fazer breve relato sobre a
história de Bonsucesso e suas tradições e a história da EMEB Profª Maria
Barbosa Martins;
§ O artesanato local e a história
das Peixarias, lembrando que deve ser registrado através de entrevistas,
relatos, fotografias e painéis para o
seminário;
§ Pontos positivos e negativos no
desenvolvimento da comunidade relacionado ao meio ambiente;
3). Terceiro Ano CBAC
§ O Rio e a comunidade ribeirinha, a
mata ciliar, o lixo e a dengue;
§ Bonsucesso antigo e dias atuais, A
história das Peixarias, mudas para reflorestamento para as margens do rio.
§ Relatos, fotografias, painéis, murais, entrevistas e
filmagens;
4). Quarto
Ano
Realizar pesquisas sobre as
festas de santos tradicionais da comunidade, o surgimento da festa do pescador
e hoje como esta sendo realizada, história da EMEB Profª Maria Barbosa Martins,
historia de Bonsucesso; O rio Cuiabá e sua nascente, organizar painéis, murais,
fotografias, entrevistas, filmagens, palestras, apresentar no seminário;
5). Quinto
Ano
Organizar uma pesquisa sobre os apelidos das pessoas que aqui residem,
trabalhar a História de Bonsucesso, História da EMEB Profª Maria Barbosa
Martins; Realizar entrevista e fotografar as professoras mais antigas da comunidade
que trabalharam na escola EMEB Profª Maria Barbosa Martins; Realizar pesquisa
sobre os artesanatos da comunidade; Fazer uma pesquisa documentada sobre os
pescadores e o rio como era e hoje na atualidade fazer essa relação com o meio
ambiente, organizar painéis, murais, fotografias, entrevistas, filmagens, palestras,
apresentar no seminário;
6). Do 6º
ANO AO 9º ANO
LINGUA
PORTUGUESA:
Textos de história de Bonsucesso e interpretação, concursos de redação,
paródias, poesias, textos sobre meio ambiente informativos, músicas; Relacionar
os temas trabalhados com gramática e ortografias. Organizar Painéis, murais,
fotografias, entrevistas, filmagens, palestras, apresentar no seminário;
MATEMÁTICA:
O engenho (relatos entrevistas, fotos e outros); Relacionar o tema com o
conteúdo matemático trabalhados em sala de aula; (Organizar Painéis, murais, fotografias,
entrevistas filmagens, palestras, apresentar no seminário).
CIÊNCIAS:
Trabalhar sobre as
águas, poluição do Rio, lixo, mata ciliar, erosão, desmatamento, dragas, as
consequências desses temas com o meio ambiente;
Organizar Painéis, murais, fotografias, entrevistas, filmagens,
palestras, apresentar no seminário; (tudo voltado para Bonsucesso).
HISTÓRIA:
Historia de Bonsucesso, História do Maria Barbosa, surgimento da
Historia do carnaval, festas de santo tradicionais da comunidade; Identidade
(cor, raça, religião, escolaridade); Organizar painéis, murais, fotografias,
entrevistas, filmagens, palestras, apresentar no seminário;
GEOGRAFIA:
Espaço geográfico, mapa de Bonsucesso, população, hidrografia, vegetação,
maquetes, organizar painéis, murais, fotografias, entrevistas, filmagens, palestras,
apresentar no seminário;
ESPANHOL:
Cardápios das peixarias e sua História; Origem do rasqueado, músicas, paródias,
produção de texto com tradução, exposição, os turistas, folder informativo; Religiosidade;
Organizar painéis, murais, fotografias, entrevistas, filmagens, palestras, apresentar
no seminário;
EDUCAÇÃO
FISICA
História dos Times de Futebol de Bonsucesso; Organizar Gincanas voltadas
a questões ambientais; Organizar oficinas de reciclagem, organizar painéis
informativos sobre a reciclagem. Painel decorativo no muro da escola com
tampinhas de garrafas Pet; Confeccionar brinquedos com materiais reciclados e
jogos.
Culminância
do Projeto
Aberta
à Comunidade Escolar: em um seminário, abrimos a Escola para toda a comunidade
visitar os resultados finais do Projeto. Para esta ocasião, as turmas de séries
Iniciais e Finais deverão pensar no que mostrarão neste dia, expondo todo o
trabalho produzido em sala de aula, fotos, desenhos, maquetes, teatro, música,
experimentos científicos, enfim, tudo o que foi pesquisado ao longo do ano é
mostrado neste dia, bastante esperado por pais, professores e alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Araguaia Elaborando Trabalhos Científicos- normas para apresentação e
elaboração. Barra do Garças(MT) Editora ABEC.2012. ALMEIDA, Fernando José. Por
uma vida sustentável.
http://insustentavelmente/noticia/educação/vidasustentavel-respeito-meio-ambiente-acoes-simplesescola-discussoes-politicas-filosoficas-560547.shtml
. Acesso em 30 de junho
2012. ÂNTUNES, Ângela. Educação Cidadã:
Educação Integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria
Instituto Paulo Freire, 2010.--( Educação Cidadã;06 ) BIBLIA. NT. Provérbios.
Português. Bíblia Sagrada. João Ferreira de Almeida. São Paulo: 1969. BOFF,
Leonardo. Saber Cuidar: Ética do humano – compaixão pela Terra/ Leonardo Boff.
17. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. CERVO,
Amado Luiz e BERVIAM, Pedro Alano.
Metodologia Cientifica. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=731&clas s=02 . Acesso em: 25
julho 2012. DIAS.S.G.F. Educação ambiental, princípios e práticas. São Paulo:
Gaia, 1992. Apud. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente:
saúde/Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. - 3. ed. -
Brasília: A Secretaria.
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