ANIVERSÁRIO DE BONSUCESSO

Neste dia 15/10/2015 comemorarmos o Aniversário de Bonsucesso 192 anos de Historia, construída com muita luta.
Bonsucesso, dentre os mais antigos núcleos habitacionais de Várzea Grande, surgiu a partir de 1.823. Distrito de Várzea Grande, Bonsucesso foi criado pela Lei nº 126, de 23 de Setembro de 1.948 e confirmada por Lei 9.583 de 24 de Dezembro de 1.948.
O Distrito está situado às margens do rio Cuiabá, cuja rua principal, estreita se alonga na barranca do rio, ostentando suas casas humildes por mil metros lineares.
         A área onde situa Bonsucesso, pertencia ao senhor Justino Antonio da Silva Claro, que foi adquirindo terras para formar seu sítio, onde florescem os canaviais, que não só se destinavam ao fabrico da famosa rapadura de Bonsucesso, como alimentavam os engenhos e alambiques na fabricação de aguardente e do açúcar de barro (uma espécie de açúcar mascavo, muito apreciado nos primórdios da vida em Mato Grosso, quando era considerado pernicioso o uso do açúcar branco, refinado), com mão de obra de empregados e escravos. Com sua morte, seus herdeiros dividiram a área de terras e acomodaram-se nelas, na lida do cultivo de lavouras, tendo como principal atividade, o cultivo da cana-de-açúcar, ainda, predominantes nos dias de hoje. Outra atividade, modesta, porém intensa no povoado, é a pesca profissional e amadora que dão formas de sobrevivência econômica e cultural, em que buscam seus moradores, através da Associação dos Pescadores, a realização de eventos festivos, atraindo para Bonsucesso, turistas dos mais diversos lugares do País. Pensando em toda essa cultura a EMEB Profª Maria Barbosa Martins resolveu realizar um Projeto voltado todo para esse assunto. Todo o projeto fora realizado e trabalhado em sala de aula e neste dia organizamos um desfile em homenagem aos 192 anos do Distrito, exposição de trabalhos frutos de pesquisa dos alunos e encerramos com a Santa Missa.

Parabéns Bonsucesso pelos seus 192 anos!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"