ALUNOS DA ESCOLA PROFESSORA MARIA BARBOSA MARTINS PARTICIPANDO DE EVENTOS SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA !!

Alunos da rede municipal apresentam mostra cultural alusiva à Consciência Negra no Tanque do Fancho

Pellentesque erat arcu

O objetivo da ação é sensibilizar as pessoas para que se tornem parceiras na luta a favor da igualdade racial, por meio dos estudantes 

 Alunos da rede municipal de Várzea Grande encerraram nesta manhã (24), uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra. A programação foi toda realizada no Parque Ecológico Tanque do Fancho e coordenada pela secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande e pelo Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (CMPIR) e contou com danças, exposição de trabalhos, teatro, capoeira e pinturas, tudo que retrata a herança africana, conhecimento aprendido em sala de aula e reproduzido pelos alunos. O objetivo da ação é sensibilizar as pessoas para que se tornem parceiras na luta a favor da igualdade racial, por meio dos estudantes.
Tacília Soares da Costa, membro do Conselho, frisa que a história da África, dos indígenas e dos afrodescendentes precisa ser trabalhada no dia-a-dia. “E isso está sendo trabalhada desde a educação infantil e está dando resultado. Todos os alunos que participaram, assim como professores, enfim, a escola que participou deste ato de conscientização, se envolveu de corpo e alma”.
A estudante Maria Eduarda Braga, da escola Maria Barbosa Martins, do Distrito rural de Bonsucesso, é um exemplo de envolvimento da atividade extracurricular. Aos dez anos, participa pela primeira vez de uma apresentação de teatro e por meio da personagem representada por ela, de uma menina negra, assim como ela, incentiva a autoestima e a percepção de pertencer a uma raça, o que rompe as barreiras do preconceito com o aprendizado.
O instrutor Marcel Ferreira, da escola Lúcia Leite Rodrigues, do bairro Novo Mato Grosso, acompanhou cerca de 30 alunos, que entre apresentações de danças, realizaram uma exposição de atualidades com personalidades negras. “Foi um trabalho realizado ao longo do mês e pude acompanhar o entusiasmo de cada um deles ao descobrir a história de vida e de conquistas de cada personalidade da raça negra”.
A superintendente pedagógica da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município, Gonçalina Rondon, reforçou que o envolvimento em relação à data ocorreu em toda rede municipal. “É uma forma de fortalecer a nossa cultura, o nosso povo. É preciso valorizar essa mistura rica que o Brasil tem de raças e costumes”.   
Participaram nesta manhã das atividades no Parque Ecológico Tanque do Fancho as escolas municipais:  Tenente Abílio da Silva Moraes, Professora Maria Barbosa Martins, Dirce Leite de Campos, Eunice César Melo, Lúcia Leite Rodrigues, Benedita Bernardina Curvo e Erenice Godoy.(site da prefeitura Municipal de Várzea Grande)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"