PROJETO ÁGUA
   INTRODUÇÃO

Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais. Este tema sempre fez parte do projeto pedagógico da EMEB. MARIA BARBOSA MARTINS, pois a nossa escola possui um projeto direcionador chamado OLIMBM (Olimpíadas Maria Barbosa Martins), onde consta que o desenvolvimento e a sustentabilidade são focos da instituição de estudo e cuidar da água é um fator primordial para que possamos nos desenvolver de forma sustentável.
Porém, hoje o tema está sendo trabalhado de forma específica, antes da OLIMBM, em um projeto maior, de caráter Municipal, no qual concorremos com outras escolas para participar da V Conferencia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que tem como objetivo despertar a consciência de todos para os cuidados com o meio ambiente. Todavia é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a terra. Embora este recurso seja encontrado em abundancia em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, próprio para o consumo. Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água  de forma racional e inteligente.

JUSTIFICATIVA

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, esse projeto é de suma importância para todos, pois conscientizar é um trabalho que leva muito tempo, transformar essa consciência em atitude leva muito mais. Por isso a escola tem o tema água, alias todo meio ambiente, como foco de estudo há mais de quinze anos, já que é uma escola rural e ribeirinha. Devido o convite para participarmos da referida conferencia reprogramamos os nossos planejamento voltado para o tema água, que estaria direcionado para o projeto maior, ’Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Água’.
Cuidar da agua não é um trabalho pequeno, exige a interdisciplinaridade e o estudo para que atinja os alunos na educação de seus sentimentos em relação ao meio em que vive. A mudança se dará nas formas diferentes de contato com a água e na leitura integral de sua importância. Nosso planeta precisa desenvolver uma forma eficiente de utilizar o meio ambiente sem destruí­-lo. O Brasil, um dos maiores países do mundo, possui um espaço natural desejado por todos os outros, pois tem variedades em sua fauna e flora que nenhum outro tem só para si. Mas de que adianta tanta riqueza, se não sabemos usá-la?
Cuidar do meio em que vivemos é vital para todos nós. Então o trabalho desenvolvido tem que atingir a pratica dos cuidados necessários para termos o meio ambiente, no caso a água, sempre a nossa disposição, ou melhor, temos que cuidar dessa fonte natural para que ela cuide de nós. Para atingirmos essa mudança comportamental, criando hábito de cuidar do ambiente em que vivemos, temos que explorar a água em toda sua utilização, identificar os pontos positivos e negativos do seu uso, caracterizar problemas e soluções, analisar e saber explicar todo processo de uso desse mineral imprescindível a todos os seres vivos, e assim despertar a vontade de zelar pela água. Com este Projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.
OBJETIVOS
Conscientizar os alunos da importância deste recurso natural, que atualmente está sendo utilizado de forma inconsciente; Ajudar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água; Perceber as consequências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza; Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; Conscientizar os alunos de que o recurso natural (água) deve ser utilizado racionalmente, evitando desperdício, poluição etc.

OS SUBTEMAS FORAM TRABALHADOS ATRAVES DA INTERDICIPLINARIDADE:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

·         COMPOSIÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS, CRONICAS.
·         PRODUÇÃO TEXTUAL;
·         GENEROS TEXTUAIS;
·         ESCRITA EXPONTÂNEA;
·         ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DA REDE DE TRATAMENTO DE ÁGUA;
·         VISITA EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA LOCAL;
·         PRODUÇÃO COLETIVA DE PEQUENOS TEXTOS;
·         USO DAS TECNOLOGIAS (DATA SHOW, MICROFONE, TV ETC.
·         RELEITURA DO LIVRO CUJO TEMA ENVOLVE A SECA E A QUESTÃO DA FALTA DE ÁGUA EM CERTAS REGIÕES DO BRASIL (EX. VIDAS SECAS DE GLACILIANO RAMOS).
·         CONFECÇÃO DE CARTAZES ENFATIZANDO O TEMA ‘ÁGUA’;
·         CRIAÇÃO DE FOLDERS SOBRE O PROBLEMA DA DENGUE;
·         CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DESENHOS;


  CIÊNCIAS HUMANAS :

·         A IMPORTANCIA DA ÁGUA AO LONGO DA HISTÓRIA;
·         BRASIL E A ESCASSEZ DA ÁGUA;
·         GEOGRAFIA DA ÁGUA NO BRASIL E NO MUNDO;
·         PAINEL FOTOGRAFICO SOBRE OS EFEITOS DA POLUIÇÃO DO RIO;

CIÊNCIAS DA NATUREZA:

·         ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA;
·         CICLO DA ÁGUA;
·         AGUA E ALIMENTOS;
·         POLUIÇÃO DA ÁGUA;
·         TRATAMENTO DE ESGOTO;
·         DOENÇAS CAUSADAS POR AGENTES BIOLÓGICOS
·         ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
·         A QUESTÃO DO DESPERDICIO DE ÁGUA;

    MATEMÁTICA:

·         JOGOS MATEMÁTICOS;
·         ANALISE DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO DE ÁGUA.
·         RELAÇÃO ENTRE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA E ECONOMIA DE DINHEIRO.


PARA REFLEXÃO: “SÃO AS AÇÕES QUE FAZEM OS HOMENS”. (FILME RANGO)
                                             
CULMINÂNCIA

           Um dos momentos de culminância do projeto será V Conferência Infantojuvenil sobre o Meio Ambiente do meio ambiente, com a realização de seminário, com movimentações de alunos, entrega de panfletagem, Teatro, acrostico, Danças, criando um laço de integração entre a escola e a comunidade local, direcionado ao modelo sustentável de percepção ambiental. Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos  para a comunidade.


BIBLIOGRAFIA
Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
ANTUNES, Celso. O Ar e o Tempo, São Paulo: Scipione, 1995.
ANTUNES, Celso. Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. São Paulo. Scipione, 1994.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Hispano Hablante

Oficinas de Cururu e Siriri

Projeto " Xô Mosquito da Dengue"