PROJETO
ÁGUA
INTRODUÇÃO
Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce
é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por
este problema que se agrava cada vez mais. Este tema sempre fez parte do
projeto pedagógico da EMEB. MARIA BARBOSA MARTINS, pois a nossa escola possui
um projeto direcionador chamado OLIMBM (Olimpíadas Maria Barbosa Martins), onde
consta que o desenvolvimento e a sustentabilidade são focos da instituição de
estudo e cuidar da água é um fator primordial para que possamos nos desenvolver
de forma sustentável.
Porém, hoje o tema está sendo trabalhado de forma específica,
antes da OLIMBM, em um projeto maior, de caráter Municipal, no qual concorremos
com outras escolas para participar da V Conferencia Nacional Infantojuvenil
pelo Meio Ambiente, que tem como objetivo despertar a consciência de todos para
os cuidados com o meio ambiente. Todavia é sempre bom lembrar que sem água não
haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de
todos os seres vivos que habitam a terra. Embora este recurso seja encontrado
em abundancia em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por
água), somente 4% da água é doce, ou seja, próprio para o consumo. Levando em
conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua
crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar
a água de forma racional e inteligente.
JUSTIFICATIVA
Reconhecendo a importância da água
para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a
cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício,
esse projeto é de suma importância para todos, pois conscientizar é um trabalho
que leva muito tempo, transformar essa consciência em atitude leva muito mais.
Por isso a escola tem o tema água, alias todo meio ambiente, como foco de
estudo há mais de quinze anos, já que é uma escola rural e ribeirinha. Devido o
convite para participarmos da referida conferencia reprogramamos os nossos
planejamento voltado para o tema água, que estaria direcionado para o projeto
maior, ’Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Água’.
Cuidar da agua não é um trabalho pequeno, exige a
interdisciplinaridade e o estudo para que atinja os alunos na educação de seus
sentimentos em relação ao meio em que vive. A mudança se dará nas formas
diferentes de contato com a água e na leitura integral de sua importância.
Nosso planeta precisa desenvolver uma forma eficiente de utilizar o meio
ambiente sem destruí-lo. O Brasil, um dos maiores países do mundo, possui um
espaço natural desejado por todos os outros, pois tem variedades em sua fauna e
flora que nenhum outro tem só para si. Mas de que adianta tanta riqueza, se não
sabemos usá-la?
Cuidar do meio em que vivemos é vital para todos
nós. Então o trabalho desenvolvido tem que atingir a pratica dos cuidados
necessários para termos o meio ambiente, no caso a água, sempre a nossa disposição,
ou melhor, temos que cuidar dessa fonte natural para que ela cuide de nós. Para
atingirmos essa mudança comportamental, criando hábito de cuidar do ambiente em
que vivemos, temos que explorar a água em toda sua utilização, identificar os
pontos positivos e negativos do seu uso, caracterizar problemas e soluções, analisar
e saber explicar todo processo de uso desse mineral imprescindível a todos os
seres vivos, e assim despertar a vontade de zelar pela água. Com este Projeto
queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de
vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir
assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.
OBJETIVOS
Conscientizar os alunos da importância deste recurso
natural, que atualmente está sendo utilizado de forma inconsciente; Ajudar os
alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando
com a poluição e a falta de água; Perceber as consequências negativas e
positivas que o homem pode fazer na natureza; Adotar, por meio de atitudes
cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
Conscientizar os alunos de que o recurso natural (água) deve ser utilizado
racionalmente, evitando desperdício, poluição etc.
OS SUBTEMAS FORAM TRABALHADOS ATRAVES DA INTERDICIPLINARIDADE:
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA:
·
COMPOSIÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS, CRONICAS.
·
PRODUÇÃO TEXTUAL;
·
GENEROS TEXTUAIS;
·
ESCRITA EXPONTÂNEA;
·
ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DA REDE DE
TRATAMENTO DE ÁGUA;
·
VISITA EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA LOCAL;
·
PRODUÇÃO COLETIVA DE PEQUENOS TEXTOS;
·
USO DAS TECNOLOGIAS (DATA SHOW, MICROFONE, TV
ETC.
·
RELEITURA DO LIVRO CUJO TEMA ENVOLVE A SECA E A
QUESTÃO DA FALTA DE ÁGUA EM CERTAS REGIÕES DO BRASIL (EX. VIDAS SECAS DE
GLACILIANO RAMOS).
·
CONFECÇÃO DE CARTAZES ENFATIZANDO O TEMA ‘ÁGUA’;
·
CRIAÇÃO DE FOLDERS SOBRE O PROBLEMA DA DENGUE;
·
CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DESENHOS;
CIÊNCIAS HUMANAS :
·
A IMPORTANCIA DA ÁGUA AO LONGO DA HISTÓRIA;
·
BRASIL E A ESCASSEZ DA ÁGUA;
·
GEOGRAFIA DA ÁGUA NO BRASIL E NO MUNDO;
·
PAINEL FOTOGRAFICO SOBRE OS EFEITOS DA POLUIÇÃO
DO RIO;
CIÊNCIAS DA NATUREZA:
·
ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA;
·
CICLO DA ÁGUA;
·
AGUA E ALIMENTOS;
·
POLUIÇÃO DA ÁGUA;
·
TRATAMENTO DE ESGOTO;
·
DOENÇAS CAUSADAS POR AGENTES BIOLÓGICOS
·
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
·
A QUESTÃO DO DESPERDICIO DE ÁGUA;
MATEMÁTICA:
·
JOGOS MATEMÁTICOS;
·
ANALISE DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E SUA
RELAÇÃO COM O CONSUMO DE ÁGUA.
·
RELAÇÃO ENTRE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA E
ECONOMIA DE DINHEIRO.
PARA REFLEXÃO: “SÃO AS AÇÕES QUE FAZEM OS
HOMENS”. (FILME RANGO)
CULMINÂNCIA
Um dos momentos de culminância do
projeto será V Conferência Infantojuvenil sobre o Meio Ambiente do meio
ambiente, com a realização de seminário, com movimentações de alunos, entrega
de panfletagem, Teatro, acrostico, Danças, criando um laço de integração entre
a escola e a comunidade local, direcionado ao modelo sustentável de percepção
ambiental. Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos para a comunidade.
BIBLIOGRAFIA
Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues
Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio
Ambiente e Saúde,
Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina
Cazante de Carvalho.
ANTUNES, Celso. O Ar e o Tempo, São Paulo: Scipione,
1995.
ANTUNES, Celso. Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do
Tietê. São Paulo. Scipione, 1994.
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